segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Clássico das Cores - Ferroviário x Fortaleza



O ano era 1988. Fortaleza tentava conquistar mais um bicampeonato. O Ceará não era o mesmo de outras disputas. Mesmo com uma equipe forte, o time de Porangabuçu não conseguiu igualar-se ao Fortaleza ( vencedor do 1º Turno), Tiradentes (vencedor do 2º Turno) e Ferroviário (vencedor do 3º).
Triangular Final
O triangular decisivo foi disputado entre Fortaleza – rumo ao bicampeonato; Ferroviário – que sonhava com o título desde de 1979, ou seja, um tabu de nove anos; e o Tiradentes – o Tigre da PM que nunca havia vencido um certame, e que tinha ganho um turno, depois de 18 anos de supremacia de Ceará, Fortaleza e Ferroviário. Fora Fortaleza, Ceará e Ferroviário, somente o Guarany de Sobral  havia vencido um turno em 1970.

Raça
O Ferrão sobre o comando do técnico Lucídio Pontes não deu moleza para os principais rivais e venceu o certame de 1988 com muita determinação. Na final do  terceiro turno, por exemplo, o Tubarão da Barra eliminou o Ceará por 2 a 0 e chegou como surpresa no triangular final, ao lado de Fortaleza e Tiradentes. A imprensa local colocava o Tricolor como favorito, mas teve que se contentar com o título do Tubarão. No triangular final  os times qualificados  foram os seguintes: Fortaleza ( vencedor do 1º Turno), Tiradentes (vencedor do 2º Turno) e Ferroviário (vencedor do 3º).
Jogos do triangular e decisivo turno
Fortaleza 2 x 1 Tiradentes
Ferroviário 1 x 1 Tiradentes
Fortaleza 0 x 0 Ferroviário
Ferroviário 2 x 1 Tiradentes
Fortaleza 2 x 2 Tiradentes
Ferroviário 1 x 0 Fortaleza
Grande Final – 1988
Na partida final, o Leão bombardeou a defesa Coral. Era uma tentativa atrás da outra. Mas quem não faz leva. Aos nove minutos do segundo tempo, Arnaldo recebeu bola na pequena área e foi derrubado pelo goleiro Cláudio. Pênalti claro para o Ferrão. Marcelo Veiga cobrou e fez 1 a 0 para o Tubarão. O Leão ainda insistiu, mas não deu tempo. O Ferrão quebrava um Tabu de nove anos. Salve o Ferroviário Atlético Clube – Campeão Cearense de 1988!
Ficha Técnica: Ferroviário 1 x 0 Fortaleza
Local: Estádio Plácido Castelo (Castelão).
Data: 7 de setembro de 1988.
Público: 33.706 pagantes.
Renda: Cz$ 10.733.700,00.
Árbitro: Joaquim Gregório. Assistentes: Luiz Vieira Vilanova e Francisco Pereira. Gol: Marcelo Veiga (pênalti), aos 12 minutos do 2º tempo.
Ferroviário: Robinson; Silmar, Arimatéia, Juarez e Marcelo Veiga; Djalma, Alves e Jacinto; Arnaldo, Mazinho e Barrote. Técnico: Lucídio Pontes.
Fortaleza: Cláudio; Caetano, Pedro Basílio, Freitas e Sales; Serginho, João Luiz e Alberto; Gilson, Frank e Fernando Roberto. Técnico: Moésio Gomes.
Confira a vitória do Ferroviário em cima do Fortaleza




Espero que Gostem amigos e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário