segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Leônidas da Silva - 100 anos do Diamante Negro





Se estivesse vivo, Leônidas da Silva estaria completando 100 anos. Gênio e magistral. Leônidas foi Tetracampeão carioca pelo Botafogo, em 1935 e pentacampeão paulista pelo São Paulo. Para quem não sabe, o atleta brasileiro foi quem inventou o gol de bicicleta. A primeira vez que Leônidas executou essa jogada foi em 24 de abril de 1932, em uma partida entre Bonsucesso e Carioca, com vitória do Bonsucesso por 5 a 2.

Esse é um dos motivos que esse mestre do futebol merece um espaço por aqui em sua homenagem pois ele foi um grande craque de bola. Abaixo colocarei um documentário sobre a vida de Leônidas da Silva feito pela TV Cultura.


 





Jornalista na CopaLeônidas não explicava nada. Quando a gente estava arregalando os olhos para ver se via, a mágica estava feita” (Mário Filho).











Depoimentos Raros de Leônidas da Silva










Vídeo sobre a Bicicleta que cita o craque Leônidas da Silva





 
Imagem de Leônidas realizando uma Bicicleta.
 
 
Email enviado a Milton Neves
Ainda sobre Leônidas da Silva, recebemos o seguinte e-mail, em outubro de 2005:
Vinculado no Rio de Janeiro e tido como acabado para o futebol, Leônidas veio para São Paulo numa aposta de Paulo Machado de Carvalho, que como dirigente do São Paulo pagou 200 mil reis pelo seu passe. Ao chegar em São Paulo ele teve o dissabor de ouvir que não passava de um bonde no valor de 200 mil reis. Doutor Paulo Machado de Carvalho o trouxe para cá com a promessa dele, de que se regenaría, após ser preso como estelionatário por adulterar o certificado militar. E foi no São Paulo um cidadão que não deu problemas. Leônidas se limitou a jogar futebol. E como jogou!

Sua estreia no São Paulo foi na metade dos anos 40. Nunca o estádio do Pacaembu teve tanta gente como naquele dia (72 mil pessoas). Os alto-falantes do estádio pediam as pessoas que ficassem de pé para poder abrigar a todos. E assim foi para se chegar a esse publico record, que nunca foi quebrado, mesmo tendo o estádio sido aumentado com a demolição da concha acústica e a construção do tobogã, em 1969.

Foi no Pacaembu que o público viu o lance antológico que até hoje não se esquece. Quando ele Leônidas, sentindo que não alcançaria a bola jogou o corpo para o ar e com as duas pernas como se estivesse se esperneando conseguiu alcançar a bola indo ela para as redes. Geraldo José de Almeida em sua narração apelidou de gol de bicicleta. E ainda citou com irônia que, quem tinha feito tal façanha, era o "bonde" de 200 mil reis".

Mário Lopomo
 
 
Abaixo mais alguns artigos sobre o Diamante Negro
 
Blog Jogada do Diário do Nordeste:
 
 
Que fim Levou ?
 
 
 
 
 
 
Espero que gostem , pois é um grande prazer assistir, compartilhar um pouco a História desse craque de Futebol. Leônidas da Silva foi um daqueles jogadores que encantou o Mundo com seus gols, Foi o Pelé da Década de 30, o artilheiro da Era do Rádio.
 
 
Um Grande abraço aos leitores deste humilde Blog e não esqueçam de deixar seus comentários.
Fiquem com Deus e até a próxima!!!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário