segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Edmar - Idolo Alvinegro - Pulmão de Aço

 
 
 
Edmar fez um campeonato impecável pelo Ferroviário em 1968 consagrando-se campeão cearense invicto daquele ano. Em 1970, depois de mais uma atuação sensacional, Edmar, mais uma vez, foi campeão pelo Tubarão da Barra. Não teve jeito, o Tricolor de Aço dormiu no ponto e no final de 1970, foi contratado pelo Ceará. Negociação altíssima para a época. A maior do futebol cearense até então. Superada apenas 35 anos depois com a venda de Amaral (lateral-direito do Fortaleza) para empresários europeus no fim de 2005.
 
Ídolo alvinegro
E o reforço deu certo. E como deu. O “Pulmão de Aço” permaneceu no Vovô até 1980. Durante todo esse tempo foi dono absoluto da camisa 5 alvinegra. Conquistou nada mais nada menos que sete títulos estaduais (1971,1972,1975,1976,1977,1978 e 1980). No início dos anos 80 transferiu-se para o Guarani de Campinas. Pelo Bugre disputou o Campeonato Paulista de 1980 e sagrou-se campeão da Taça de Prata de 1981. Passou ainda pelo Criciúma, Treze de Campina Grande e Calouros do Ar, onde parou em 1986.
Após encerrar carreira tentou ser treinador. Trabalhou no Ferroviário, Treze, River, de Teresina, Calouros do Ar e Tiradentes (CE). Edmar é casado, tem três filhos e três netos. “Pulmão de Aço” vive em Fortaleza, e é treinador do time dos Magistrados da cidade e ministra aulas de futebol a crianças carentes.
 
O apelido Pulmão de Aço se deu por um único motivo: A resistência física de Edmar. Ele tinha uma excelente técnica aliada a arte de desarmar os atacantes sem cometer falta. Recebeu também outro apelido: “Butaninho“. Referente ao Gás Butano.
Edmar recebeu em toda sua carreira apenas dois cartões vermelhos. O primeiro o próprio explica:

Aconteceu em uma partida entre Ceará e América (CE). Estava há nove anos e seis meses sem ser expulso, concorrendo ao prêmio Belfort Duarte. Fiz uma brincadeira com o Lídio Neto, do América, que era meu amigo desde os tempos de Ferroviário, segurando sua cabeça e o chamando de cabeção. O lídio respondeu simulando uma cotovelada. Infelizmente, o árbitro interpretou de forma equivocada o lance e mandou os dois para o chuveiro mais cedo”.

Ceará – Tetracampeão Cearense de 1978. Em pé: Julio, Sérgio gomes, Artur, Darci, Edmar e Dodô
Agachados: Jangada, Amiltom Melo, Ivanir, Danilo e Tiquinho.


Fonte: Blog Jogada - Diário do Nordeste



Deixe seu comentário e faça um blogueiro feliz!!!
Espero que gostem e até mais




Nenhum comentário:

Postar um comentário